.

Dormindo com schop

Posted by REDEECCE On quarta-feira, 20 de janeiro de 2010 1 comentários
Uma vez alguém e não consigo lembrar o nome falou sobre a leitura. Como cada um consumia a obra que diante de seus olhos chegava. Esta pessoa gravou em meus canteiros da memória o seguinte ensinamento, e olha que faz muito tempo mesmo, “cada ser extrai na verdade o que quer sentir na leitura.” Existe aquela etiqueta previa de compreensão de texto, a qual eu sempre me dei mal, devo admitir que português seja meu fraco, mas, voltando ao ensinamento percebi então que de fato ele estava correto. Lendo a mesma obra e comentando ou por momentos apenas ouvindo percebia o conflito de idéias. Por que abri este conteúdo desta forma? Pelo fato de talvez colher hoje de Schopenhauer o que quero ouvir ou sentir. Mas lendo não pude deixar de repartir alguns recortes que achei a grande sacada escrita do grande schop ao ser um futurista de dilemas humanos. Veja:
“você, quanto mais você viver mais claramente você vai sentir que, em geral, a vida é uma decepção, ou melhor, umafraude.”
Pessimismo, não vejo exatamente deste prisma, talvez um vazio, uma realidade. Observe a vida mais a fundo, folheie seus sonhos e projetos de preferência no primeiro instante do dia, aquele momento de escovar os dentes. Nada tem muito sentido. E algo meio circulatório, meio rotineiro e sem um nexo entre as partes.

“Tenho lembrado que o leitor que cada estado do bem-estar, cada sentimento de satisfação, é negativo em seu caráter, ou seja, consiste na liberdade de dor,que é o elemento positivo da existência.” Logo seria então a dor e o caus que nos projeta para a saida deste momento existencial rotineiro. A dor, as superações e não estou falando de forma global, superar obstáculos, detesto aqueles malucos, mas o verdadeiro caus “com u”, do homem. O seu revirar interno, ai neste ponto poderíamos até pegar algumas palavras do cabeludinho, conhece a ti mesmo e conheceras o universo. Ora o caus, a dor é fortaleza do super homem nitzscheano fruto seguidor de Schopenhauer. Tudo esta conectado basta como disse anteriormente colher o que queres da leitura e do mundo em si e deste ultimo principalmente. Agora estou com sono vou dormir, amanhã no escovar de dentes volto a escrever.

1 comentários:

Tais Carvalho disse...

Qualquer obra de arte, seja um livro ou um filme, muda a gente e a gente muda com ele. A primeira vez que vi "Sonhos" de Akira Kurosawa eu tinha apenas 6 anos. Não absorvi muito da história, mas de alguma forma me encantei. Hoje revisitando a obra depois de tantos anos, leitura e outros filmes, acho que posso sentir o filme em toda a sua plenitude. É como você disse colher o que queremos da leitura, mas também absorver e transformar segundo a nossa bagagem. Ótimo blog. Você está de parabéns.

Postar um comentário